19 março 2014

[RESENHA] O menino do dedo verde




C.S. Lewis

Nome: O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon
Editora: José Olimpyo
Número de páginas: 149
    Sinopse:
    Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. "O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.


     O livro é voltado para jovens e crianças mas, sinceramente, recomendo a todos. A narrativa consegue tratar assuntos polêmicos, de uma forma simples e fluida, além, é claro, de conseguir passar uma mensagem através de tudo isto que foi citado. 

    "Do um toque de uma criança surge algo majestoso"

    Resenha: 
       A história conta a vida de Tistu, um menino feliz, bondoso, generoso e inocente, de família rica que mora em uma mansão(“Casa-que-Brilha") na cidade de Mirapólvora. Seus pais decidem coloca-lo na escola para que no futuro assumisse os negócios da família, ou seja, a indústria bélica do pai, mas no terceiro dia ele é expulso da escola por dormir durante as aulas. Diante daquela situação o os pais decidiram que o filho iria aprender através de suas experiências e observações com a ajuda de professores(tutores particulares).    
       A primeira aula foi com o seu jardineiro, Sr. Bigode. O menino desenvolveu uma grande amizade por ele, que logo na primeira aula notou que Tistu era um garoto diferente, possuía um dom preciso, o “polegar verde” –não necessariamente da cor verde-, q fazia crescer certas coisas onde tocava –é claro que para saber terá q ler o livro- o jardineiro reparando em tal dom, disse a Tistu não contar a ninguém.O outro professor era o Sr. Trovões(diretor do presídio de Mirapólvora),  mostrou a ele, uma realidade da sociedade – a violência, tristeza,a dor e a doença- levando-o ao presídio e a favela.E depois junto ao Dr. Milmales Tistu visitou um hospital  onde conheceu a dor, a doença e a fragilidade da vida. Em todos estes lugares Tistu usou seu “polegar verde” para transmitir vida, lindas cores e formas além do aroma das coisas que cresciam.
       Tistu acaba conhecendo a fábrica de seu pai, onde construíam canhões para a guerra, inconformado, colocou seu dedo neles que acabaram por atirar algo mas, sem ser as bombas. O pai ficou desesperado e o garoto acaba revelando seu incrível segredo. Vários fatos ocorreram naquela cidade que a  fizeram mudar seu nome para Miraflores e Tistu teve uma perda muito grande, que o levou a tomar certas atitudes que revelaram um segredo muito maior que o seu dedo verde.Para Tistu: “As flores trazem alegria e prosperidade para a vida alheia e por isso devem florir para todos. Sejam prisioneiros, gente da favela ou até mesmo animais do zoológico.” 


    “O menino do dedo verde faz germinar a flor inocente da nossa infância, que há muito tempo estava adormecida. Basta que ele nos toque com seu polegar” 








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário