04 abril 2014

[RESENHA] Como água para chocolate




C.S. Lewis

Nome: Como água para chocolate
Autor: Laura Esquível
Editora: Martins Fontes
Número de páginas: 205
    Sinopse:
    Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se "cozinham" e "coalham" amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos).

    RESENHA:
    A história se passa em um rancho durante a Revolução Mexicana, tratando da cultura e tradições da época.  Os fatos se desenrolam em cima de Tita, uma jovem mulher da família La Garza –composta por 4 mulheres-  onde a  cada pagina ganha novos temperos e sabores.
    Tita chorava muito antes de nascer, talvez a coitada já previa o futuro que á esperava. Nasceu ao meio dos aromas da cozinha e nem precisou do famoso “tapa no bumbum” para chorar, pois já veio ao mundo a berros. Sua mama Elena não podia amamenta-la então Tita foi alimentada por Nacha –empregada da família- onde se adequava aos sabores e aprendia a magia e segredos da culinária.
    Ela acaba se apaixonando pelo Pedro, mas é impedida de namorar e repreendida pela autoridade da mãe a respeitar a tradição, que dizia: a filha mais nova era obrigada a cuidar da sua mãe até a morte da mesma e só então poderia se casar. Diante de tal situação Pedro aceita noivar-se com a filha mais velha Rosura para ficar mais perto de sua amada e adorável Tita.
    Toda os sentimentos que Tita sentia era transmitida a seus pratos de forma intensa e consequentemente a pessoas que a ingeriam. Assim formava um afrodisíaco e adorável prazer gastronômico em sua vitimas. O sofrimento causado pelo amor a Pedro, a faz aprimorar suas receitas revelando cada vez mais o prazer dos outros em degusta-las.
    O livro possui doze capítulos e em cada um começa com uma nova receita a se experimentar. A culinária acabam influenciando o drama vivido por todos naquela casa.
    Este é um bom livro a ser saboreado...

     e deixa uma dúvida até onde as tradições injustas podem influenciar nossas vidas?



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário